research
titulo

Advocacia Tributária - O que ela faz e qual sua importância?

A Advocacia tributária é uma área do direito pouco escolhida pelos estudantes, justamente porque é complexa, cheia de detalhes e exige muitas horas de estudo para que se forme um bom profissional. Por esse motivo, advogados tributários e advocacias tributárias são sempre muito especializadas e possuem um grau de conhecimento muito amplo no setor, se tornando indispensáveis para as empresas que querem otimizar seus tributos e economizar.

No texto de hoje, vamos explicar o que é a advocacia tributária e qual a sua importância para os negócios, sejam eles pequenos, médios ou grandes. Confira abaixo!

O que é Advocacia Tributária?

A Advocacia Tributária é a área do direito que lida com os tributos que uma empresa irá pagar. De forma geral, ela tem o intuito de promover ações capazes de diminuir o pagamento desses tributos, com o foco na parte legal. Além disso, ele irá tratar de assuntos legais relacionados aos fiscos, como a Receita Federal, por exemplo. Ações que a empresa venha enfrentando nesse sentido, como renegociação de débitos ou multas também podem passar pela advocacia tributária em algum momento, especialmente quando houver um processo em andamento ou em risco de acontecer.

Apesar de nem todos os empresários, especialmente donos de empresas menores, conhecerem a fundo a advocacia tributária, ela é extremamente importante para os negócios e pode ser útil em diversos sentidos, como vamos explicar mais abaixo.

Por que eu devo contratar uma advocacia tributária?

É comum haver uma dúvida em relação ao trabalho do advogado tributário e do contador. O segundo é o profissional ou empresa que irá cuidar da parte burocrática da sua empresa, além de ajudar na tomada de decisões nesse setor.

O advogado, apesar de trabalhar lado a lado com a contabilidade, irá cuidar da parte estratégica dos tributos, tentando encontrar formas de diminuir esses impostos, sempre dentro da lei. Além disso, a advocacia tributária será responsável por representar a empresa quando alguma ação judicial surgir.

Separamos alguns motivos para você contratar uma, seja por meio de uma terceirização ou mesmo por meio de um contrato com um advogado.

- Mais segurança: Por ter representação legal, a empresa se tornará mais segura e menos propensa a precisar pagar multas aos fiscos.

- Economia: O trabalho da advocacia tributária passa também pela análise dos tributos, fazendo com que a empresa encontre a melhor forma de diminuir os gastos nesse sentido, sempre dentro da lei e sem riscos.

- Prevenção de processos: Toda empresa deve pensar na advocacia de prevenção como um investimento e não um gasto. Esse tipo de cuidado faz com que a empresa não gaste no futuro e evite uma série de problemas que, muitas vezes, causam até mesmo a falência.

Seja qual for o porte da sua empresa, a advocacia tributária, assim como a contabilidade, deve andar de mãos dadas e realizar um trabalho de prevenção e também de contenção de danos. Procure sempre bons profissionais especializados.

Advogado Campinas

Entre em contato conosco através do telefone: (019) 3396-9901 ou Whatsapp: (019) 99949-6837 ou ainda pelo e-mail: atendimento@memdesa.adv.br.


voltar