research
titulo

O que é Advocacia Trabalhista e quando ela é necessária para sua empresa?

A Advocacia Trabalhista é uma das áreas mais comuns do direito e uma das que mais possuem profissionais atuantes. Para empresas de todo porte, os advogados trabalhistas são essenciais, pois ajudam a evitar conflitos ou mesmo apagar aqueles que já começaram e não foi possível evitá-los.

No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre o trabalho que a advocacia trabalhista presta e quando ela é necessária para sua empresa, seja ela pequena, média ou de grande porte. Confira abaixo as informações que trouxemos sobre o assunto!

O que é a Advocacia Trabalhista?

A Advocacia Trabalhista é a área do Direito que atua especificamente com a relação entre funcionário e empresa, não importa o porte. Essa relação, geralmente regida pela CLT, possui diversas regras específicas que, quando não cumpridas à riscas, podem rendem à empresa uma série de problemas, como processos e indenizações.

Sabemos que no Brasil, as lacunas na lei são enormes e as empresas, no ímpeto de economizar, formulam contratos muito simplórios e que permitem o uso das brechas no futuro, causando um problema gigantesco, especialmente no quesito financeiro.

Quando minha empresa deve contratar uma Advocacia Trabalhista?

Existem duas frentes onde a Advocacia Trabalhista pode ser contratada: como advocacia preventiva ou na hora em que algo precisa ser resolvido de prontidão, como quando ocorre um processo ou a necessidade de elaborações de contratos mais detalhados. Abaixo, vamos falar dos momentos onde a contratação da Advocacia Trabalhista é mais necessária:

1- Quando há novos funcionários na empresa

É sempre bom consultar um advogado especializado quando há a contratação de novos funcionários na empresa, especialmente quando o negócio é novo e está começando as suas contratações. Nesse caso, entra a atuação da advocacia trabalhista preventiva, que irá diminuir os riscos de lacunas e garantir que os contratos sejam minuciosamente elaborados.

2- Para consultoria trabalhista

Outro momento onde a advocacia trabalhista pode ser contratada é para consultorias, que envolvem diversos setores, como RH e até o financeiro. O advogado irá passar um pente fino nos contratos e trazer as melhores soluções para, mais uma vez, tentar ao máximo evitar problemas no futuro. Obviamente, muitas coisas podem não ser previstas, porém, boa parte das empresas falha em não ter uma advocacia especializada prestando serviços nessa área, o que gera inúmeras falências com processos que poderiam ter sido evitados.

3- Quando há um processo legal

Nesse caso, a advocacia trabalhista é solicitada para apagar um incêndio que já começou e precisa de solução rápida. Se há um contrato com a advocacia, provavelmente o custo será menor e o problema poderá ser resolvido mais rápido. Mas, quando a empresa apenas contrata o advogado nessas situações, pode ser que os custos sejam bem maiores e que a causa seja mais difícil de ganhar. Mesmo assim, o auxílio da advocacia trabalhista será essencial nesse caso para diminuir ao máximo os danos.

Advogado Campinas

Entre em contato conosco através do telefone: (019) 3396-9901 ou Whatsapp: (019) 99949-6837 ou ainda pelo e-mail: atendimento@memdesa.adv.br.


voltar