research
titulo

Direito de Família e Sucessões - O que é e quando devo contratar

O Direito de Família e sucessões é um dos ramos do direito que mais faz parte do dia-a-dia das pessoas como um todo, quando não falamos de empresas e pessoas jurídicas. Muito amplo e cheio de nuances, o direito de família é tão essencial quanto qualquer outra vertente jurídica que conhecemos e, em momentos mais específicos, é a única que pode auxiliar uma família.

No texto de hoje, vamos falar um pouco sobre o Direito de Família e Sucessões e explicar qual é a sua principal função e quando você deve procurar um advogado especialista na área. Confira abaixo!

O que é o direito de família e Sucessões?

O Direito de Família e Sucessões, como já falamos acima, é o ramo do direito que estuda as normas de convivência familiar, o que significa toda a estrutura do casamento, filhos, parentes e agregados. Especificamente falando sobre o direito de família:

- Estuda e regulamenta normas relacionadas ao casamento, à união estável e ao divórcio.
- Nesse quesito, incluem-se a união e separação de bens, os contratos, os processos, etc.
- No direito de família, também devemos incluir as obrigações familiares, como os filhos.

Já o direito de sucessões tem maior relação com, como o próprio nome diz, as sucessões de bens. Nele, são estudados:

- Heranças de família, como bens e dinheiro deixado pelo familiar falecido.
- Transferência de bens, como os contratos de imóveis.
- Sucessão tanto de direitos quanto de obrigações quando há um falecido.

No caso das sucessões, não necessariamente há necessidade de vínculo familiar, já que o falecido pode deixar seus bens para uma pessoa ou instituição mediante testamento. Mesmo assim, familiares próximos ainda podem recorrer, caso se sintam lesados - e começa-se um processo que também será representado por um advogado especializado em direito de família e sucessões.

Quando eu devo contratar um advogado especializado em direito de família e sucessões?

Agora, vamos explicar de maneira sucinta quando você deve procurar um advogado especializado em direito de família e sucessões para garantir ter o melhor resultado possível no seu processo. Veja abaixo!

1- Em disputas de heranças:

Sem dúvidas, durante as disputas de heranças, o advogado especializado será mais do que necessário. Ele será a chave para que o mais justo aconteça e para que você consiga reaver o que seu por direito.

2- Em disputas ou acordos pela guarda de menores:

Quando o assunto são os filhos, não podemos deixar de procurar um especialista para garantir que nosso direito seja preservado. Mesmo no caso das mães, onde é comum a causa ganha pela guarda dos filhos, é importante ter boa representação.

3- Em acordos de pensão alimentícia:

O mesmo ocorre quando falamos de acordos de pensão alimentícia. Ambas as partes precisam ser representadas por um advogado especialista.

Além desses momentos mais comuns, em divórcios, casamentos, uniões estáveis e outros tipos de contratos do tipo devem ser feitos por um advogado especialista ou uma advocacia especialista.

Advogado Campinas

Entre em contato conosco através do telefone: (019) 3396-9901 ou Whatsapp: (019) 99949-6837 ou ainda pelo e-mail: atendimento@memdesa.adv.br.


voltar