Ter um voo atrasado é uma situação desagradável e que, infelizmente, pode acontecer mesmo que o passageiro passe por todos os processos adequadamente para embarcar em direção ao seu destino.
Em alguns casos, o motivo do atraso não está ligado à companhia aérea. Entretanto, a empresa deve se responsabilizar e garantir aos passageiros afetados todos os seus direitos, dependendo de cada situação.
Existem vários fatores que podem causar atrasos. Além disso, alguns deles podem acabar resultando no cancelamento do voo:
- Excesso de tráfego aéreo
- Manutenções na aeronave
- Desfalque na tripulação
- Desastres naturais
- Ocupação dos voos
- Atraso na conexão
- Entre outros motivos
É importante lembrar que, nessas situações, os passageiros têm direito de buscar uma compensação. Na maioria dos casos, atrasos de mais de 4 horas dão direito a uma indenização às pessoas que tiveram suas viagens afetadas.
Por outro lado, se o atraso gerar problemas maiores, como: ausência em reuniões importantes, casamentos, funerais e demais compromissos, o valor da compensação pode ser maior.
O escritório Mem de Sá também é especialista na defesa dos direitos do consumidor que, neste cenário, teve sua viagem aérea prejudicada por inúmeras questões.