research
titulo

Saiba a importância da Advocacia Preventiva para empresas

Quando falamos em Advocacia Preventiva, é comum que alguns empresários desconfiem de uma contratação que não terá impacto prático em suas empresas e que irá gerar apenas um custo elevado a mais. Afinal, o senso comum nos ensina que o profissional de direito deve ser procurado quando um incêndio aparece e precisa ser apagado imediatamente, como o caso de um processo trabalhista inesperado, por exemplo.

Mas, no texto de hoje, vamos entender melhor a importância da advocacia preventiva e como ela pode alterar completamente a dinâmica de uma empresa - auxiliando-a em diversos aspectos e trazendo muito mais segurança no âmbito jurídico. Confira abaixo!

O que é Advocacia Preventiva?

O nome já indica, mas poucas pessoas conseguem entender o que é a Advocacia Preventiva e como ela funciona na prática. Basicamente, sua função é prevenir problemas judiciais na empresa, como se o advogado passasse a ser um funcionário à disposição para qualquer tipo de necessidade, porém, normalmente sem o vínculo trabalhista. É comum também que as empresas contratem advocacias especializadas nesse tipo de segmento.

Quais os benefícios da Advocacia Preventiva?

Para a empresa que contrata um advogado ou uma advocacia especializada em prestar serviços na área de advocacia preventiva, existem alguns benefícios que valem a pena ser citados aqui! Veja!

1- Estar sempre adequado às legislações trabalhistas

Estamos vivendo um momento bastante delicado em nosso país, onde as legislações, especialmente a trabalhista e a tributária, estão sendo alteradas. Com isso, as empresas precisarão buscar adequação e a advocacia preventiva tem o papel de evitar que haja algum processo jurídico surgindo apenas porque houve negligência em se adaptar e se manter dentro da lei.

2- Redução de Custos

Um ponto importante sobre a Advocacia Preventiva é que ela, ao invés do que o senso comum prega, não faz com que a empresa gasta mais com honorários e sim com que ela consiga economizar nesse sentido.

Afinal, quando alguma urgência acontece, os honorários são muito mais caros e é preciso desembolsar muito mais dinheiro, até mesmo para que seja possível apagar os incêndios que poderiam ter sido evitados com o apoio de um advogado especialista nessa prevenção.

3- Diminuição dos riscos de processos

É muito comum no Brasil que os processos trabalhistas aconteçam após a rescisão de contrato de um funcionário. Isso acontece porque as empresas não se previnem nesse sentido e a advocacia preventiva entra exatamente como uma força para colocar em prática procedimentos capazes de diminuir as lacunas nos contratos, evitando que um processo aconteça logo após a demissão do funcionário - ou até mesmo meses depois.

A empresa que opta em contratar um advogado depois que o processo começou sempre sai perdendo, porque é muito difícil que a justiça não dê causa ganha ao funcionário, o que vai gerar um custo alto de indenizações. O ideal e o que a advocacia preventiva faz, é impedir que esses processos aconteçam, porque não haverá mais base legal para eles, que serão revisados com frequência.

Advocacia em Campinas

Entre em contato conosco através do telefone: (019) 3396-9901 ou Whatsapp: (019) 99949-6837 ou ainda pelo e-mail: atendimento@memdesa.adv.br.


voltar